Sovena Feeding Futures

News

Mais 12 empresas juntam-se à jornada para a biodiversidade

Oct. 11, 2021 | Sovena Group

Estudos científicos recentes alertam que o planeta está a perder biodiversidade a um ritmo sem precedentes, aproximando-se rapidamente de um ponto sem retorno. De acordo com estimativas do World Economic Forum, em 2020, mais de metade do valor económico mundial gerado - 44 triliões de dólares - é moderada ou altamente dependente da natureza, estando assim exposto à perda da natureza, o que se traduz em enormes riscos para as empresas e para as suas cadeias de valor.

Com a iniciativa act4nature Portugal, o BCSD Portugal continua a mobilizar as empresas para atuarem em prol da natureza, através da concretização de ações de proteção, promoção e restauro da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas que contribuam para parar e reverter a sua perda até 2030. 12 novas empresas, de diferentes dimensões e setores de atividade, juntaram-se em 2021 a este compromisso. São elas a Accenture Portugal, Altice Portugal, Altri, Ascendi, Companhia das Lezírias, Ecosativa, Eurest, Inspira Hotels, KPMG, Saint-Gobain Portugal, Sonae e Sovena.

Estas empresas juntam-se às 15 pioneiras que em 2020 se tornaram signatárias do act4nature Portugal: ANA Aeroportos de Portugal, Corticeira Amorim, Grupo Crédito Agrícola, CTT, ECOINSIDE, EDIA, EDP, Herdade dos Grous, Jerónimo Martins, LIPOR, NBI – Natural Business Intelligence, REN, The Navigator Company, Trivalor e VdA.

No arranque da COP 15 - Convenção da Diversidade Biológica (CBD), que se inicia hoje e decorre até ao dia 15 de outubro (e terá um segundo momento em abril/maio de 2022), na qual vai ser aprovado um novo Quadro Global para a Biodiversidade com metas até 2030 e uma Visão para 2050, estas empresas portuguesas assumem a sua ambição e responsabilidade para este compromisso global.

“Com a adesão ao act4nature Portugal, as empresas realizam uma avaliação sobre o seu impacte na natureza e identificam prioridades de ação concreta no âmbito da sua atividade e cadeias de valor. Para algumas é um esforço significativo numa jornada ainda desconhecida, mas essencial para a sua resiliência, no que constitui um dos principais desafios da década para a Humanidade”, afirma João Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal.

Qualquer empresa, independentemente do setor de atividade que integra e da sua dimensão, pode aderir ao act4nature Portugal. A participação de cada empresa assenta na subscrição de 10 compromissos comuns e de um conjunto de compromissos individuais que reforçam o seu empenho na preservação e na promoção da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas.

Sobre o BCSD Portugal 

O Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal é uma associação sem fins lucrativos, que agrega e representa cerca de 130 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade. É sua missão apoiá-las na jornada para a sustentabilidade, através do desenvolvimento de soluções sustentáveis, capazes de responder aos desafios das suas cadeias de valor e, desse modo, contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável, em Portugal e no mundo. 

O BCSD Portugal desenvolve a sua atividade em diversos domínios, nomeadamente da neutralidade carbónica, da biodiversidade, da cadeia de valor, da economia circular, das finanças sustentáveis e das cidades sustentáveis. Integra a rede mundial do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), a maior organização internacional empresarial a trabalhar a área do desenvolvimento sustentável, com mais de 200 empresas associadas em diferentes países e 68 organizações independentes nos cinco continentes, que em conjunto representam cerca de 10% do PIB mundial. 

Ajuda as empresas associadas na jornada para a sustentabilidade, promovendo o impacto positivo para stakeholders, a sociedade e o ambiente. 

Saiba mais sobre o BCSD Portugal em Site LinkedIn 

Sobre o act4nature Portugal

O act4nature Portugal surge no âmbito do act4nature International, lançado em França, em 2018, pela associação EpE - Entreprises pour l’Environnement, parceira do BCSD Portugal através da Rede Global do WBCSD. A iniciativa integra-se nos compromissos assumidos, em 2019, pelo BCSD Portugal, ao integrar a coligação Business for Nature, os quais incluem o objetivo de envolver as empresas em compromissos que contribuam para reverter a perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas e dos serviços que estes prestam a nível global.

A iniciativa conta com um órgão consultivo multistakeholder, o seu Advisory Board, composto por representantes das seguintes entidades: ANA Aeroportos de Portugal; EDP; Jerónimo Martins; LIPOR; REN; The Navigator Company; MAAC - Ministério do Ambiente e da Ação Climática; ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; CIP – Confederação Empresarial de Portugal; SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves; Associação Natureza-Portugal (WWF Portugal); CENSE – Center for Environmental and Sustainability Research da FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia, da UNL - Universidade Nova de Lisboa; Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes (cE3c) da FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; CIBIO - Research Centre in Biodiversity and Genetic Resources; CIIMAR- Interdisciplinary Centre of Marine and Environmental Research da Universidade do Porto; Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia; IST – Instituto Superior Técnico e MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento/Universidade de Évora.

Saiba mais sobre o act4nature Portugal aqui.